Fortalecendo

8 de março de 2010

Alegria de viver



Curioso o modo como algumas crianças nos cativam... Por piores que sejam suas traquinagens, elas tem um jeito especial que nos conquistar. De repente seja por que elas são puras nas suas demonstrações de afeto. Se gostam, gostam e ponto não ficam fingindo... Se não gostam, aí paciência porque com certeza muita sapequice vão aprontar.

Conheci algumas crianças assim... Cleberson, Darle, Patrick, Dani, Anderson, Gustavo, Gabriel, Pâmela, Pedro... todos terríveis, mas sinceros no carinho demonstrado. Todos deixavam seus professores de cabelo em pé como se costuma dizer, mas são pequeninos seres dotados de uma pureza no olhar que só se encontra mesmo nas crianças. 

Crianças muito pobres, de um bairro muito carente... crianças com uma infância difícil, cheia de privações. No entanto, enquanto essa desigualdade não lhes entristecer o olhar e não lhes endurecer o coração, eles continuarão por aí, espalhando esses sorrisinhos desdentados pelos seus 4, 5, 6, 7 aninhos de idade, que mais parecem pequenos refletores de sua alegria de viver...

Alegria de viver... é isso que eles sentem, por isso é que conseguem facilmente me encantar mesmo que 5 minutos depois eles arrebentem uma porta a chutes... mesmo que quebrem as lixeiras da sala de aula à ponta pés. O que me encanta é esse riso fácil e essa expressão de surpresa diante do novo.

Diante de uma vida toda que eles tem pela frente nos resta fazer votos de que continuem puros de coração e que não sejam embrutecidos pelas circunstâncias impostas pela vida. Que continuem sorrindo, aprontando, espalhando ares de esperança por onde passam. 

A todas aquelas crianças que me conquistaram e também me enlouqueceram, obrigada. Obrigada por terem me feito um pouquinho mais feliz a cada dia que estive com elas. Sejam felizes. 

Nenhum comentário: